Buscar
  • Joni Galvão

Storytelling: Histórico não é História

Atualizado: Out 2

Nas conversas com clientes percebo uma confusão que pode levar a muitos problemas na comunicação. Muitos me pedem para ajudar a contar a história da empresa e mandam uma linha do tempo com os grandes feitos, sempre positivos, o que já é um erro, pois não representa a verdade.


O que eles estão mandando é uma série de eventos que não formam uma trama por não haver uma relação de causa-efeito e nem traz significado por não apresentar um arco com começo, meio e fim, sobre um desafio que aconteceu e teve ou não seu desfecho.

⠀⠀⠀

Eu posso falar facilmente que criei a SOAP, depois escrevi um livro, 10 anos depois vendi a empresa, montei a Plot, escrevi outro livro e me tornei sócio do maior especialista em Storytelling do mundo Robert McKee.


Só trouxe eventos positivos, e escondi o ouro da história. Por exemplo: Porque eu vendi a SOAP quando ela estava bem para começar do zero outro negócio? O que significou escrever um livro com uma metodologia até então proprietária e abrir para o mercado concorrente ajudando a criar novas empresas no mercado?

⠀⠀⠀

Histórico é importante, mas para sustentar eventos que são colocados numa história que tem seu limite de começo e fim. Como se fosse um flashback, num filme.

⠀⠀⠀

#jonigalvão #storytelling

Joni Galvão - Todos os direitos reservados