Comece pela premissa da ideia central. ´E se...´. E crie em uma frase a sinopse da história contendo ´sobre o que ela é´, ´sobre quem´ e o que está em jogo.
Escreva um roteiro considerando que uma mensagem deve levar a outra numa relação de causa-efeito
Comece com um conflito que vem logo depois da ambientação. Ele deve motivar um desejo no protagonista que deve ser importante para a audiência.
Não se preocupe com o número de slides, primeiro escreva, garanta que a história tem a trama que ela precisa e só depois você vai abrir o PowerPoint.
Lembre-se que história e trama são distintos mas complementares. A história ensina, a trama entretém.
Ao abrir o PowerPoint, pense que ele é um apoio e não um documento para você ler. Cada slide só existe para ajudar a transmitir a mensagem. Deixe uma mensagem importante por slide como se fosse uma cena
Utilize metáforas ao criar o visual. Não seja redundante como por exemplo ao falar que o dólar subiu colocar uma imagem de dólar e uma seta para cima. Ninguém merece!
Use com cuidado banco de imagens. Sem essa de mãzinhas dadas, pessoas felizes olhando pra foto, enfim, evite clichês e tudo que não representa a vida como ela é. Inspire-se em outros veículos como por exemplo a Revista Vida Simples com seus objetos na capa que passam a mensagem e são esteticamente interessante.
Saiba que você é o(a) apresentador(a) e não o PowerPoint, portanto, ensaie e tenha a história na cabeça para não depender do software.
Seja você mesmo(a), atuando de forma espontânea como se estivesse num bate papo entre amigos.
The Plot Company
Kommentare